image description
Loading...

Concurso

O concurso “Lápis ilustrado” é uma iniciativa da Junta de Freguesia de S. João da Madeira, no âmbito dos seus Encontros Internacionais de Ilustração. Face à pandemia do Coronavírus, encontramo-nos num ano de grande instabilidade e impressibilidade, pelo que optou a Junta de Freguesia de S. João da Madeira de no corrente ano, efetuar um concurso em moldes diferentes dos habituais Encontros Internacionais de Ilustração de S. João da Madeira, de forma a que pudesse ser realizado sem a presença dos ilustradores e público, face às limitações que a pandemia nos impõe. A realização deste concurso tem como objetivo a ilustração de um lápis de acordo com as especificações definidas no regulamento e dirigido ao público em geral “Lápis ilustrado” e ao publico escolar “Lápis escolar”.

Patrocinadores

instituicao

Finalistas

image description
Andreia Ribeiro

Andreia Ribeiro nasceu em 1989 em Guimarães. Nesse dia, também nasceu um ser humano com uma paixão, as artes plásticas. Desde então, tornou-se uma artista autodidata, dedicando a sua vida a experimentar vários estilos mas com um especial carinho para o hiper-realismo. A busca do detalhe e da perfeição, sem perder a sua identidade, é o seu grande estímulo.

image description
Ane Arzelus

Ane é uma ilustradora basca apaixonada pela comunicação visual. Tem como objetivo comunicar ideias através das suas ilustrações digitais, de forma clara, surpreendente e espirituosa. Fortemente influenciadas pela eficácia das ilustrações editoriais em comunicar ideias rapidamente e com a abordagem "menos é mais" do mundo do design gráfico, as peças de Ane funcionam como um meio de comunicar as ideias e valores em que acredita. O estilo gráfico ou as suas peças digitais são simplificados para dar espaço ao conceito que transmitem. Atualmente trabalha em ilustração editorial para clientes como HBO e diversas agências. Seu trabalho foi selecionado no festival de design selecionado. Ela também recebeu uma Menção Honrosa na 3x3 Mostra Internacional de Ilustração, bem como em Irudika. Suas ilustrações foram mostradas na Illustrofest em Belgrado.

image description
Boavoa

Joana Bragança, ou boavoa, 37 anos, Arcozelo, V. N. Gaia. Licenciada em Design de Comunicação pela ESAD Matosinhos (2009). Sou designer gráfica e ilustradora (freelancer) e mãe a tempo inteiro. Ilustrei vários livros como "Simão, o Fantástico"; "Romanceiro de Natal"; "Pontos sem Nó" e "Contos do Barroso".

image description
Claúdia Salgueiro

Nasce em 1991 no Entroncamento. Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. Mestre em Design Editorial pela mesma instituição. Desde 2016 que participa em várias exposições, onde se destacam a “Plate it Please!” no Museu Vista Alegre, “Ilustração Portuguesa – Ilustradores Portugueses em destaque” na Festa da Ilustração de Setúbal ou “Desvio” exposição individual na Apaixonarte em Lisboa. Em 2018 recebe o 1º Prémio no 11º Encontro Internacional de Ilustração de São João da Madeira. Em 2019 faz parte do colectivo vencedor do prémio de edição da Chili com Carne com a publicação “All Watched Over by Machines of Loving Grace”, nomeado para o Prémio de BD Alternativa no Festival Internacional de Banda Desenhada d’Angoulême. Trabalha e vive no Porto entre o design e a ilustração.

image description
Diogo Cottim

Nascido em 1984, cresci na periferia do Porto e passei grande parte da adolescência a viajar pelo país como jogador de golfe profissional. Com 16 anos, começo a interessar-me pelo design, após uma grave lesão no quinto metatarso que me impossibilitou de continuar uma promissora carreira no desporto. É, por esta altura, que começo a definir a minha perspectiva sobre a arte, as pessoas, a vida. Percebo que a minha visão do exterior depende da minha percepção sensorial, dos códigos de comunicação e interpretação dos símbolos (a roçar o Hegel e os seus compadres). Como qualquer outra pessoa! Ora nem mais. Em 2008, termino a licenciatura na Nationale Supérieure des Beaux-Arts, na distinta National School of Fine Arts de Paris, onde me torno mestre da incerteza, com pós graduação em antifragilidade e terapia narrativa. Sigo um rígido regime diário, que consiste em: saudação ao sol, meditação do choro e cenas, seguido de um chá de gengibre e malaguetas! Qual poção mágica? Que kick!! Todas as manhãs subo ao Shangai-La, onde “A viagem imaginária não permite que fique em casa. O lugar de exploração está também num espaço microcósmico.

image description
Diego De Calle

Artista multidisciplinar, curioso e apaixonado e presentemente vive na verde cidade de Berlim entre tintas, lápis de cor, papéis e as suas obras penduradas nas paredes. Nasceu na cidade de Lisboa e neste momento cria uma ponte cheia de cor entre estas duas cidades europeias, bem como outras cidades portuguesas. Os seus meios de expressão são o desenho, a ilustração e as técnicas de impressão e desde 2012, é artista gravador do coletivo Contraprova. Paralelamente tem trabalhado no cruzamento da Arte e a Comunidade , com Práticas Artísticas Sociais, com o Atelier Ser - Spontaneous Art Movement. Em 2016 fundou este projeto artístico coletivo com o seu valor já reconhecido por várias entidades das quais destaca a Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Serralves. O Atelier SER é um projeto que pretende através da Arte transformar o espaço público em espaço Comum. O artista tem um especial prazer em fazer parte de processos de criação com diferentes criativos, em comunidades e em contexto heterogéneos. Recentemente, foi selecionado pelo Museum für Druckkunst Leipzig para uma residência artística no sentido de desenvolver a sua obra ilustrada em litografia.

image description
Evando Renan

Meu nome é Evandro, nasci e cresci na cidade de Belo Horizonte, aonde iniciei meu contacto com o desenho por meio de cursos e oficinas. Em 2012, graduei-me em Artes Plásticas, com ênfase em desenho e gravura pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Em 2018, conclui o mestrado em ilustração pela ESAG. Participei de mostras nacionais e internacionais. Vivo e trabalho em Portugal.

image description
Helder Teixeira Peleja

Da colheita alentejana (Beja) de 1978, Helder Teixeira Peleja desde pequeno que se recorda de fazer rabiscos em papéis e não só, primeiro tentando reproduzir os quadros que tinha expostos nas paredes de casa e os seus desenhos animados preferidos e as paisagens da sua aldeia (Mina de S. Domingos), depois tentando transmitir as suas visões do (seu) Mundo. Depois de um interregno, em Agosto de 2010, voltou aos lápis e aos pincéis e a transmitir para o papel as suas ideias e pensamentos. Em meados de 2013, após um ano menos inspirado e alguns anos a exercer a profissão de professor, achou que devia dedicar mais tempo à sua paixão de criança e à tentativa de encontrar o seu espaço na área das Artes. Desde então frequentou vários workshops de ilustração e banda desenhada no Ar.Co e uma Pós-Graduação em WebDesign na ESTAL (Escola Superior de Tecnologia e Artes de Lisboa). Nos últimos tempos, desenvolveu trabalhos em algumas das variantes da ilustração, tendo conseguido algum destaque, principalmente na ilustração infantil, com alguns livros editados, e na área do cartoon, tendo alcançado alguns prémios e sido selecionado para exposições em várias zonas do globo.

image description
Kiriké

A Raquel Cunha (Kiriké) sempre trabalhou na área da Saúde mas o interesse por uma vertente mais artística sempre existiu começando agora a dar os primeiros passinhos na ilustração enquanto termina a licenciatura de design gráfico.

image description
Mafalda Maia

Nasci em Santa Maria da Feira em 1988. Designer e ilustradora, experimentei todas as áreas do design gráfico, desde o design editorial, jogos, design de identidade e marcas, webdesign UI/UX, até à animação tradicional e artes em papel recortado. Vivi quatro anos em Lisboa para perceber que gosto é do norte e vivo e trabalho agora em São João da Madeira. Sou praticante de ginástica plástica, observadora de pássaros, filatelista e coleccionadora de hobbies. Escolhi ser freelancer para ter a liberdade de trabalhar em qualquer projecto e explorar as ideias que ainda não tive.

image description
Margarida

Ana Margarida de Almeida Fernandes Marques da Costa, eternamente o nome mais comprido de todas as listas. Nascida em 1994, tripeira de gema com Lisboa a correr-lhe nas veias. É 2/5 Engenheira Aeroespacial e integralmente Designer desde 2019. Contrariamente ao seu pensamento analítico, que pinta o mundo a preto e branco e insiste que a trama tem que ser simétrica, a alma de artista desorganiza este universo ideal onde surge a ordem no caos. O equilíbrio da escala de cinzas. O bom no mau e a intimidade com a poesia que é sermos nós próprios. É nesta ideologia de contradições que constrói as suas obras, sempre metódicas, fundamentadas, com a fluidez e complexidade que retira da natureza humana. Trabalha como Designer Gráfica e dedica-se a Design de Produto e Ilustração como freelancer.

image description
Maria Carlos Cardeiro

Maria Carlos Cardeiro, nasceu em São joão da Madeira em 1991, é designer gráfica formada pela Universidade de Belas Artes do Porto (2009-2013). Trabalhou em agências de design e publicidade em São Paulo, no Porto e em Lisboa. Considera o design como uma disciplina que procura soluções para problemas, por isso vê cada dia como um desafio. E a ilustração como um idioma universal, uma forma de contar histórias, sentimentos, e acima de tudo acrescentar humor.

image description
Michel Casado

Autor e ilustrador autodidata. Nos últimos tempos as minhas ilustrações têm sido selecionadas nas feiras internacionais de São João da Madeira, Amarante e no Catálogo Ibero-Americano de Ilustração.

image description
Paula Vallar Gárate

Estudei Belas Artes na País Vasco Universidade. Fui para o Porto durante um ano. Lá comecei a ilustrar com mais frequência e descobri a minha paixão por scketch books e diários gráficos. Ilustrei alguns libros (“El brujo Mangachuscos” written by Manuel Ferrero, Ed. Babidi-bu / “La voz común” escrito por Antonio Orihuela, La Voragine / “Las estrellas siguen creyendo en nosotros” escrito por Luna Gutierrez) e ilustrei o audiolivro “Ellas. Generación del 27” cantada por Inés Fonseca. Fiz algumas exposições ( “Araf”, “The secrect garden” and “Tosnú”, Galway, Ireland/ “Let me whisper” 3x3 ilustrator, La Vorágine/ “We have always been there” Cantabria...). Participei em diversos projetos de arte, onde a ilustração foi a linguagem que escolhi. Adoro desenhar e tentar expressar tudo o que penso e sinto através desta linguagem incrível.

image description
Pedro Simões

Licenciado em Design Gráfico. Frequência atual do2º ano do Mestrado em Ilustração e Animação da ESD do IPCA em Barcelos. Membro da Pé de Mosca e do Atelier 3/3 onde desenvolvi atividade de designer gráfico e ilustrador. Exerço as mesmas funções na editora Snob desde a sua origem. Destaco todo o projeto, gráfico e de ilustração, para o livro “Em açúcar de melancia” de Richard Brautigan em 2019. Participação no 1º evento da Merc'art em Lisboa; na “Arte em Mupis” (AMI) no Porto. Participação em mercados e feiras de edição independente e de auto-edição com projetos da área da gravura, carimbagem e estampagem recorrendo a diversos materiais para obtenção de matrizes. Selecionado para a edição de 2020 do Festival Internacional de Livros Ilustrados e Auto-editados, “Como Pedro por mi casa”, em Barcelona.

image description
Raquel Diogo

Raquel Diogo é natural de Felgueiras, onde vive atualmente. Licenciada em Banda Desenhada e Ilustração, onde explorou os seus estudos em áreas distintas entre o desenho e a escrita. Mais tarde tornou-se mestre em Artes Plásticas na vertente de desenho onde se focou na Banda Desenhada Autobiográfica. Destaca-se sobretudo pela sua criatividade onde explora as suas experiências pessoais em adolescente, e as desigualdades entre géneros sobretudo dentro do desporto.

image description
Ricardo Rodrigues

Licenciado em Design de Comunicação, dedica-se desde 2005 a ilustração para produção de uma linha de produtos artesanais de autor que incluem também bonecos em pano artesanais. Ilustrou alguns livros infantis como, Desejos de Natal, escrito por Luísa Ducla Soares, O Trono do Rei Escamiro e outra Historia de António Torrado, A Casa Grande escrito por João Manuel Ribeiro entre outras pequenas publicacoes de autor.

image description
Sigs

O meu nome é Susana. Nasci e cresci no Porto. O meu percurso académico e profissional tem sido muito variado, começando com a Licenciatura em Psicologia, passando pela formação em Marketing Digital e mais recentemente o Curso Superior Técnico de Ilustração e Produção Gráfica. Vivi dois anos na Irlanda do Norte e durante esse período de grande abertura ao mundo e crescimento pessoal e profissional, tive oportunidade de me reconectar com a natureza e com uma paixão antiga, a arte, mais concretamente a ilustração. Atualmente, tento dedicar-me ao máximo à ilustração. A ilustração apresentada pretende traduzir as vivências atuais e a globalidade do seu impacto. Para dar forma ao desafio de ilustrar um lápis, criei um ambiente de reflexão ilustrada, onde impera o sentido de colaboração, diversidade e ligação à natureza. A presente ilustração pretende de forma, algo introspetiva, abordar a arte, como meio e forma de comunicar emoções, lutas e humanidade. Com um registo tendencialmente geométrico, dá, no entanto, destaque a formas orgânicas limpas, usando cores vibrantes, numa paleta reduzida. Os vários elementos são dispostos de forma intrincada e em camadas, com recurso pontual a sombras e uso de ruído e efeitos de papel para dar volume e personalidade à ilustração. A ilustração apresentada foi desenvolvida em duas etapas: a criação dos desenhos que compõem a ilustração - grafite sobre papel; posteriormente redesenhados e trabalhados digitalmente, com o recurso a mesa digital e software de edição Adobe Illustrator e Photoshop.

image description
Sofia Fial

Vivo em São João da Madeira e sou estudante do curso cientifico-humanístico de artes visuais na escola Dr. Serafim Leite.

image description
Soraia O

Soraia O. nasceu em 1992, na Cidade da Maia e atualmente vive em Braga. Estudou Design Gráfico e, posteriormente, Ilustração e Animação no IPCA. Divide os seus dias entre a empresa onde ilustra roupa para ZaraKids e o seu escritório onde desenvolve projectos pessoais. Ao longo do seu percurso, participou em diversos concursos, exposições e algumas publicações editoriais. Em 2018 editou o livro Foge, Rato! em colaboração com o ilustrador Hélder Barbosa e a Editora Magus. Ilustrou também o livro História da Carochinha e Outros Contos Populares Portugueses da editora 2020. Em 2019 recebeu uma menção honrosa pela revista internacional 3x3MAG com o projecto A Lagoa. Através de um mundo repleto de natureza, Soraia O. explora aguarelas e outros materiais para fazer o que mais gosta, ilustrar. Pode seguir o seu trabalho pelo Instagram @soraiao_ilustra.

image description
Teia

Teia nasceu em Lisboa em 1975. Desde tenra idade se dedicou ao desenho, artes plásticas e à música. Licenciou-se em Arquitectura em 1999. Paralelamente estudou piano no Conservatório Nacional de Música de Lx. Concluiu o curso de Canto em 2003 e mais tarde estudou Contrabaixo, também no Conservatório Nacional de Música de Lx. O seu trabalho desenvolve-se entre estas duas áreas. Tem vindo a realizar projectos como criativa, arquitecta, designer e ilustradora para diversas empresas como free-lancer. Leccionou História da Arte e Oficinas de Arte, Educação Musical e dá aulas de Piano e de Canto. Participou em inúmeros recitais e concertos, dentro do âmbito da música erudita e em inúmeras bandas, tanto em Lisboa como em Barcelona, dentro de áreas diversas que vão do funk/soul ao rock, etc. No âmbito das artes plásticas, realizou diversas exposições dos seus trabalhos em Barcelona, nos anos que lá viveu, e também em Lisboa. No seu trabalho explora a plasticidade das suas obras relacionando e misturando o desenho com a utilização de técnicas mistas que poderão ir do óleo, ao acrílico, grafite, tinta da china, pastel, lápis de côr e colagem de diversos materiais.

image description
Telma Pereira

Nasci no Porto em 1992. Iniciei os meus estudos artísticos na Escola Secundária de Santa Maria da Feira no curso de Artes Visuais. Em 2018, terminei a licenciatura em Artes Plásticas - Ramo Escultura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Para além da escultura sou apaixonada por fotografia, ilustração e em especial pela natureza. Tenho desenvolvido um interesse particular pelo trabalho processual e interdisciplinar como um conjunto de manipulações para obter um resultado, pela exploração de matérias orgânicas e inorgânicas, pelas propriedades e qualidades dos materiais que nos permitem uma imensa diversidade de linguagens.

image description
Tiago Mendes

Tiago de Azevedo Mendes, é licenciado e mestre de design pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Atualmente trabalha como designer gráfico no âmbito moda têxtil e, simultaneamente, aluno de doutoramento em design na Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão.

image description
Zé Carlos

Mestre em Ilustração e Animação no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA - Barcelos). Licenciado em Tecnologias da Comunicação Multimédia na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE - Porto).

image description
Zézio

O meu nome é José, nasci em braga, tenho 17anos e sou aluno da escola secundaria de vila verde do curso de artes visuais. Futuramente pretendo me candidatar a universidade em design industrial/produto. Para mim, o mundo é um conjunto de peças, em que todos as pessoas são dependentes delas. Na minha opinião, Arte significa liberdade.