image description
Loading...

Exposição Itinerante

Trabalho

11º Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira 2 a 10 de Novembro de 2018 tra•ba•lho (derivação regressiva de trabalhar) 1. Acto de trabalhar. 2. Qualquer ocupação manual ou intelectual. 3. Cuidado que se emprega na feitura de uma obra. = ESMERO 4. Obra feita ou que se faz ou está para se fazer. 5. Labutação, lida. 6. Fenómeno da vitalidade dos órgãos. "trabalho", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013

Sapato

3º Encontro Nacional de Ilustração de S. João da Madeira 2010 Tema: Sapato sa•pa•to (origem obscura) 1. Calçado que só cobre o pé ou parte do pé.pic.png ¬ 2. [Antigo] [Jogos] Jogo em que os participantes usam um sapato para dar uma sapatada nas costas do participante que o procura, escondendo-o até este o encontrar e prosseguir da mesma forma. "sapato", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013 “ …o sector do calçado _ com fortes ligações à moda e ao design- assume uma posição especialmente relevante enquanto imagem de marca da cidade , com raízes históricas profundas, realidade que está na base do tema da terceira edição…”

Chapéu

4ª Encontro Nacional de Ilustração de S. João da Madeira 2011 Tema: Chapéu cha•péu (francês antigo chapel, hoje chapeau) 1. Cobertura para a cabeça, geralmente formada de copas e abas. 2. Guarda-sol. 3. Guarda-chuva. 4. [Figurado] O que tem a forma de chapéu. 5. [Biologia] Parte superior e dilatada do cogumelo. = PÍLEO 6. [Por extensão] [Biologia] Designação dada às frutificações de alguns fungos basidiomicetes e ascomicetes, muitas das quais são comestíveis e algumas venenosas. = AGÁRICO, COGUMELO 7.8. [Futebol] Lance em que o futebolista chuta a bola por cima da cabeça do adversário e passa por ele para a recuperar mais à frente, geralmente sem que ela caia no chão. 9. [Portugal] [Desporto] Golo marcado com a bola rematada em arco por cima do guarda-redes, em especial no andebol e no futebol. 10. [Imprensa/Jornais] Palavra ou expressão usada em corpo pequeno por cima do título. 11. [Marinha] Parte do cabrestante onde encaixam as barras. 12. [Marinha] Gratificação que em certos casos o armador dá ao capitão do navio. 13. [Mineralogia] Camada delgada de um mineral que cobre o jazigo de outro mais abundante. 14. [Música] Pequena peça esferoidal que tapa a parte superior da flauta. 15. [Religião] Dignidade (cardinalícia). 16. [Viticultura] Conjunto de impurezas que sobem à superfície do mosto em fermentação. "chapéu", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, “ Duas grandes empresas do sector(chapéu)- a FEPSA e a Cortadoria Nacional de Pêlo-tê, sede na nossa cidade, e é aqui que funciona o único museu dedicado a esta actividade na Península Ibérica, preservando marcas e vivências como aquelas que ficaram imortalizadas nas páginas de UNHAS NEGRAS, o reconhecido romance do sanjoanense João da Silva Correia”

Lápis

5ª Encontro Nacional de Ilustração de S. João da Madeira 2012 Tema : Lápis lá•pis (italiano lapis, do latim lapis, -idis, pedra) 1. Artefacto, geralmente de madeira, cilíndrico, comprido e fino, cujo interior contém uma barra de grafite para escrever ou desenhar 2. Substância mineral negra que compõe o interior desse artefacto. = GRAFITE, PLUMBAGINA 3. Objecto cilíndrico, geralmente composto de uma substância medicamentosa ou cosmética (ex.: lápis de contorno para lábios). 4. Desenho ou obra artística feita com esse artefacto. 5. Pessoa que desenha ou cria obra de arte com esse artefacto. 6. Instrumento com cuja ponta, em forma desse artefacto, se faz alguma operação. "lápis", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013 “ A Viarco( única fábrica de lápis no país em laboração) é um dos maiores exemplos da capacidade de adaptação de S. João da Madeira a novos desafios , sem abandonar o seu património, mas sim valorizando-o. A escolha do lápis como tema da edição de 2012 … é também uma homenagem a essa capacidade criativa e empreendedora decisiva no progresso da cidade”

Oliva

6ª Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira outubro de 2013 Tema :OLIVA “ A história da OLIVA e a sua presente transformação numa autêntica fábrica de Criatividade constituem uma assinalável fonte de inspiração que se vai aliar à força expressiva e ao poder comunicativo da ilustração para, mais uma vez, concentrar as atenções de quem, de alguma forma, se encontra ligado a esta manifestação artística”

Embalagem

7ª Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira 20 a 26 de Outubro de 2014 Tema: em.ba.la.gem 1- Acto ou efeito de acondicionar ou de empacotar 2- Invólucro ou recipiente usado para acondicionar ou empacotar 3- Mercadoria ou produto embalado Embalagem, in dicionário Priberam da língua Portuguesa “ A embalagem como suporte ou meio de expressão,; a reciclagem e recuperação o de materiais tão associados à ecologia; a simbiose entre a arte e o desperdício”

Infinito

8ª Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira 19 a 25 de Outubro de 2015 Tema: In.fi.ni.to 1- sem fim 2- ilimitado,eterno 3- inumerável infinito, in Dicionário Priberam da língua Portuguesa “E como se representa o Infinito? Representar o irrepresentável, o abstracto ou o concreto. Tudo depende do seu autor , da sua visão sobre a vida , o universo , a religião....”

A Mulher mais bela do Mundo ( prespectiva masculina)

Tema: A Mulher mais bela do Mundo ( prespectiva masculina) Conto russo transcrito por Holly- Paxton, publicado em “um Mundo Criança –Aprender a Ler o Mundo”, Oikos, 1993:14 “ A área da ilustração um universo infinito de propostas criativas. A cada momento nascem novas ideias e há um sem número de imagens que são sugeridas a cada palavra . De autor para autor, as interpretações multiplicam-se , os traços diversificam-se”

A Mulher mais bela do Mundo (prespectiva feminina)

1º Encontro Nacional de Ilustração no Feminino 2 a 4 de Outubro de 2008 Tema: A Mulher mais bela do Mundo ( prespectiva feminina) Conto russo transcrito por Holly- Paxton, publicado em “um Mundo Criança –Aprender a Ler o Mundo”, Oikos, 1993:14 “... quiseram que os seus co-leitores e co-aotores(...)desfrutassem profundamente , de forma que se encontrem renovados por uma leitura refrescada sobre a feminilidade e a maternidade; que se discutissem , de modo a encontrarem uma nova expressão de si próprios e dos outros, num tecer renovado de relações íntimas, sentidas e pensadas;...

Trama

10º Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira 2 10 a de Novembro de 2017 Tema: tra.ma (latim trama,ae) 1- Fio que a Lancadeira estende por entre fios de urdidura 2- Seda mais grosseira que a mistura com outro melhor ou com o estambre 3- Fio grosso e dobrado com que se fazem colchas e outras obras 4- Material feito com fios que passam alternadamente por cima e por baixo de outros que lhes são perpendiculares 5- Textura feita de materiais que se cruzam 6- Enredo; intriga; maquinação; conspiração. “É pois toda esta trama que se foi urdindo , toda esta rede que se foi criando , todos estes enredos que se foram desenvolvendo ao longo destes anos que pretendemos homenagear e fazer realçar nesta edição do Encontro Internacional de S. João da Madeira”

Máquina

9ª Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira 14 a 21 de Outubro de 2016 Tema : Má.qui.na( latim machina,ae) 1- aparelho destinado a produzir movimentos ou transformar determinada forma de energia. 2- Instrumento ou aparelho formado de peças móveis. 3- Obra grandiosa e reveladora de génio ( em sentido figurado) Máquina- in dicionário Priberam da Língua Portuguesa “Mas a máquina(...)pode ter outros sentidos...aqueles que a mente e a criatividade humana podem conceber!”