image description
Loading...

Concurso

No âmbito do Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira, é organizado um Concurso de Ilustração aberto a todos os que queiram participar, associado a uma temática. Os trabalhos são submetidos a um Júri composto por profissionais relevantes da área da Ilustração e contribuidores ligados ao mundo da arte, encarreguesde fazer uma seleção que será exposta durante a semana do Encontro e reunida num Catálogo. Haverá três premiados entre os ilustradores selecionados. O Tema da 11ª Edição do Concurso do Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira é "Trabalho". O júri do Concurso de Ilustração será constituído por Francisco Vaz Silva, Ilustrador e criador da livraria Gigões e Anantes, Gonçalo Viana, conceituado ilustrador, Luís Mendonça, ilustrador e professor na FBAUP, instituição convidada desta edição do Encontro, Armando Silva, representante da empresa parceira deste ano, Armando Silva, S.A., e o empresário e prestigiado colecionador de arte, José Lima.

Patrocinadores

instituicao
instituicao
instituicao

Finalistas

image description
YOLANDA

Estudei Imagem e Som. Tirei o Curso de Design Gráfico e Ilustração na Escola de Arte de Valladolid. O meu percurso profissional passa pela área do design gráfico e da ilustração, função que combino com o meu trabalho educativo como monitora de Desenho e Pintura para crianças, desde 1992. Em 2017 coordenei a equipa responsável pela direção da Escola de Verão do Museu Patio Herreriano. Sou sócia fundadora da Associação dos Profissionais da Ilustração – Coletivo Satélite, com quem participo em exposições, workshops e auto edição de publicações. Bibliografia: Bruno e o Manto de Estrelas (Baía Edições), Papel y cola, Dummy Doll, Caperucita Roja y Fábrica de Sellos (Editorial Imaginarium) El Duende No (Editorial Amigos de papel) Los Primeros Gumlins (Câmara Municipal de Valladolid)

image description
VLADIMIR KAZANEVSKY

Kavanesky Vladimir formou-se em Radiofísica Cósmica na universidade de Kharkove em 1973. Em 1984, licenciou-se em Artes de Imprensa no Instituto de Competências Jornalisticas de Kiev. Atualmente, trabalha como freelancer cartoonista e escritor. O trabalho de Kavanesky já foi exibido mundialmente e já ganhou mais do que 450 prémios em Concursos Internacionais de Cartoons em 51 países.

image description
VICTOR SIVERA

Estudei Artes em Barcelona e em Toulouse onde basicamente fiz pintura e desenho. Ultimamente, interessa-me a ilustração infantil.

image description
SORAIA O

Soraia Oliveira nasceu em 1992 e é natural da Cidade da Maia. Em 2013, licenciou- se em Design Gráfico pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, onde teve o primeiro contacto com ilustração. Em 2016 terminou o mestrado em Ilustração e Animação, no mesmo instituto, no qual investigou métodos de ilustração colaborativa. Atualmente, trabalha na área têxtil desenvolvendo desenhos para vestuário e colabora em diferentes projetos de design e ilustração.

image description
ROSAURA ROMBO

Rosaura Rombo é uma boneca oca (dividida pela cintura em duas partes que encaixam uma na outra) e que tem no seu interior outra boneca oca (igual mas mais pequena) e assim sucessivamente até chegar à mais pequena, que é maciça.

image description
RIGELMOON

Desde a minha infância, fui sempre atraído pelas disciplinas criativas e quando tinha perto dos 13 anos, comecei a ter workshops de arte. Aos 19, já era licenciado em Artes Aplicada (barro artístico) e estava a trabalhar num Galeria de Arte. Estudei Fotografia no E.A.F. (Escuela Argentina de Fotografia) enquanto concluia os estudos de Desenho Gráfico na Universidade de Buenos Aires. O Desenho levou-me à indústria de publicidade onde trabalho como Diretor de Arte há mais de 10 anos. A minha experiência técnica e académica, alem de desenho, criatividade, pintura, olaria e fotografia, inspiraram-me a encontrar um novo caminho lúdico para misturar estas disciplinas. Este interesse e desejo levaram-me à ilustração. Sotano Blanco, Sabina Álvarez Schürmann, Mariana Ruiz Johnson, Cristian Turdera e outros ilustradores conhecidos têm alimentado a minha alma artística. Acredito que a ilustração consegue viver em muitos mundos, razão pela qual adoro todos, mas principalmente aqueles como livros – para crianças, e também para aqueles que não são tão jovens – onde o desenho, literatura e ilustração coexistem, assim criando uma dimensão mágica.

image description
RAQUEL BONITA

Sou Raquel Blázquez mas assino todo o meu trabalho como Raquel Bonita. Sou ilustradora e contadora de histórias do nordeste de Espanha, mas agora estou a viver no Reino Unido. Estudei Publicidade e Relações Publicas e especializei-me em Ilustração Editorial e Direção de Arte. Comecei a trabalhar em livros infantis durante os meus estudos quando fui selecionada para o 2º Prémio na XII Edições de Histórias Ilustradas pelo Município de Badajoz em 2010. Já trabalhei com editoras como Jaguar, Combel ou Bookolia. Também já trabalhei com empresas como LEGO e marcas educacionais como Edebé, Bruño ou Bromera. As minhas ilustrações foram selecionadas em 2015 e 2017 para o Festival de Santiago Ilustrado em Chile e este ano em 2018, para a Exposição de Ilustração de Sharjah nos Emirados.

image description
RAFAELA RODRIGUES

O meu nome é Rafaela Rodrigues. Nasci no Rio de Janeiro em 1990. Quando tinha 4 anos os meus pais mudaram-se para a ilha da Madeira. Desde muito pequena coleciono riscadores e passo “demasiado" tempo a desenhar bonecos, como a minha mãe diz.

image description
PUPE

Mariana Pereyra (Pupé) é uma designer gráfica formada pela Universidade de Buenos Aires em 2005. É docente. Desde 2007 que desenvolve a atividade de ilustradora freelancer, especializada no setor têxtil e infantil. Desde 2011 que exerce a função de docente, na mesma universidade, da cadeira Matéria da Ilustração, além de dar formação em workshops privados. Na sua profissão como ilustradora e docente, ela conseguiu encontrar a sua vocação, experimentando e aprofundando o desenho como a sua forma de fazer as coisas no mundo. www.pupeilustra.com

image description
MARGO

A Margo nasceu em 1997 em Coimbra, e em 2015 decidiu fugir para o Porto, onde estuda Design de Comunicação nas belas Artes. Sempre gostou de fazer bonecos, e tem descoberto que é a ilustrar, a animar, e a criar histórias, que é feliz. Para além dos desenhos e do design, a Margo também gosta de se meter por florestas dentro, de ver filmes tristes, de cantar com os amigos, e de sestas ao Sol.

image description
LAURA MONTES

Licenciada em Belas Artes pela Universidade de Salamanca (Espanha) Bacharelato em Artes pela Escola de Arte e Superior de C.R.B.C. Valladolid (Espanha) Ilustradora. Professora na área da Educação Artística.

image description
JOANA VELOSO

Ilustradora e artesã brasileira com formação em Arquitetura e Urbanismo (Recife, Brasil) e Ilustração (Escola de La Dona, Barcelona). Como ilustradora colaborou em publicações brasileiras para livros e revistas (Editoras Cepe, IMEPH, Cortez, Sesi-SP e Grupo Abril), além de desenvolver projetos pessoais em ilustração e encadernação artesanal. Também colabora no desenvolvimento de design gráfico para discos e livros. Em 2017 realizou uma residência artística em ilustração botânica no Jardim Botânico do Rio de Janeiro (Brasil) financiada pelo Funcultura (Fundação de cultura do Estado de Pernambuco, Brasil). Pelo mesmo fomento, idealizou e realizou o projeto “Imersão Criativa”, curso de aprofundamento para ilustradores atuantes no Recife, sua cidade natal. Atualmente reside e trabalha em Barcelona.

image description
ELIANA GUANA

Olá Chamo-me Eliana, sou designer e ilustradora, sempre gostei de desenhar e de me expressar através de ilustrações e desenhos, esta faceta da minha vida diz muito sobre mim, sobre a minha imaginação muito fértil e a minha veia sarcástica, mas sempre positiva. Sou natural de Ovar, já morei em Matosinhos, (onde estudei, na Escola Superior de Artes e Design), em Lisboa, recentemente moro em São João da madeira, esta cidade pacata, mas com tudo próximo.

image description
DIEGO MALLO

Artista Visual e ilustrador que trabalha no editorial, imprensa e em ilustração infantil e comercial. É frequentemente conhecido pela sua ironia, as suas ilustrações levam-nos a ler entre as linhas. Experimentação interdisciplinar define o seu estilo, isto é, desde o desenho naturalista a poesia visual, ilustração fotográfica e colagem ou esculturas em papel. Penguin Random House, Die Zeit, Planeta (Seix Barral, Crítica, Península, Tusquets, Empúries, Edicions 62, Ariel, Pòrtic), Unicef, McGraw-Hill, Hachette Filipacchi, Vice, TV3, Ediciones Glénat, La Galera, Run Design, e Editorial Bambú são alguns dos seus clientes. O seu trabalho já foi publicado em revistas internacionais como Zeit Literatur, Novum, Rooms, etc. Já foi selecionado em ILUSTRARTE Portugal (2018), 3X3 Illustration Directory NY (2018, 2017 e 2014). Faz workshops de ilustração, desenho e criatividade.

image description
DELFIM RUAS

Viseu em 1989, quatro dias antes da queda de um Muro. Licenciei-me em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e posteriormente completei Mestrado em Ilustração pelo ISEC de Lisboa. Hoje, trabalho como ilustrador freelancer e tenho a felicidade de ter conseguido expor regularmente tanto a título individual como colectivo desde 2009. Deste percurso destaco a minha exposição individual de 2016, “Frente 1914-1919”, onde concilio a minha prática em Ilustração com o meu lado B: a investigação Histórica. Os diários gráficos levaram-me ao Grupo do Risco do qual sou membro desde 2013. Foi neste âmbito que em 2015 integrei um grupo de trabalho cujo o objectivo foi o levantamento do património arquitectónico português em Marrocos. A expedição culminou em 2017 com a exposição “Algarve D´ Além Mar” patente na Biblioteca Nacional do Reino de Marrocos em Rabat.

image description
CLAUDIA SALGUEIRO

Entroncamento, 1991 Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. Mestre em Design Editorial pela mesma instituição. Desde 2016 que participa em várias exposições coletivas. Trabalha e vive no Porto entre o design e a ilustração.

image description
CATARINA VIEIRA

Catarina Vieira nasceu no Porto, Portugal em 1992. É ilustradora que pretende afirmar a sua expressão. Transforma uma história numa imagem através de uma seleção de cores, formas e texturas. Tem como objetivo transportar o público para o seu mundo, onde este possa sonhar e interagir.

image description
BRUNO LISBOA

Bruno Lisboa é um artista visual de Vila Nova de gaia, o seu trabalho gira em torno da ilustração, street art e design gráfico, tendo um gosto especial por trabalhar com texturas, sujar as mãos e está sempre com fome de mais e melhor. https://www.instagram.com/ohbrunolisboa/ http://ohbrunolisboa.tumblr.com

image description
BRUNO CLERISTON

Ilustrador e designer gráfico com 11 anos no mercado criativo. Também atua em emissora de TV como videografista e editor de imagens. Possui trabalhos dedicados ao entretenimento [cultura e música]; mercado editorial, audiovisual, digital/virtual, de embalagem, criação de marcas para profissionais e empresas; e ainda, é coautor e ilustrador de livros infantis. Site/portfolio: brunocleriston.com.br

image description
BOZOBOZOCA

Felipe Pellisser nasceu no Brasil, mas atualmente vive e trabalha em Maia, Portugal. Fez formação em Design pela Unesp (Brasil) e durante a universidade participou de diversos concursos e premiações na área de Ilustração e animação. Entre 2005 e 2007 fez parte da equipe finalista das 3 edições do concurso Volkswagen de Novos Talentos. Ainda em 2007 fez parte da equipe que conquistou o 3º lugar na premiação Microsoft Imagine Cup na categoria Animação. No mercado profissional, atua desde 2009 no estúdio Super Lúdico com os mais diferentes projetos, sendo responsável pela área de modelação 3d e animação; Atualmente estuda pós graduação em Animação e Ilustração Digital na ESAD - Matosinhos.

image description
BIAKOSTA

O meu nome é Beatriz Costa mas escrevo-o com K, como o meu pai fazia. Sou estudante de Design de Comunicação, no Porto com queda para ilustração e um fraquinho por animação. Na verdade, gosto de contar histórias e comunicar sempre uma mensagem no trabalho que faço. As duas ilustrações que apresento representam aquilo que penso que interliga todas as profissões: ir para o trabalho e chegar do trabalho. Existe sempre o momento de uma obrigação que chama e, posteriormente, a altura do merecido descanso. Na maioria dos casos, não é o primeiro ato que nos empolga – custa sair da cama para enfrentar mais um dia de trabalho. Mas o que sabe realmente bem é o sentimento do dever cumprido, voltar a casa e relaxar. Sem estes dois momentos, o que distingue o prazer do trabalho? Deixo ainda uma breve nota: a primeira ideia que tive ao pensar em trabalho não fora esta. Veio-me à ideia um homem de fato preto, gravata justa e uma mala. A ideia de um businessman engravatado é clara quando se pensa neste tema – mas porquê… um homem? No primeiro esboço que elaborei, já desta mesma personagem, incluí-lhe ainda uma gravata – mas de novo, porquê masculinizar uma figura feminina aquando deste assunto se trata? Contrariei-me a mim própria nos estigmas que me abarcaram e é essa a única mensagem subjacente que pretendo também incitar no espectador.

image description
BEA LEMA

Bea Lema é ilustradora e artista cómica. Estudou desenho de produto e começou a sua carreira profissional em 2010, trabalhando para a marca de cerâmica, Sargadelos. Trabalhou como freelancer em ilustração para agências, revistas, marcas e eventos comerciais desde 2007. Em 2018 publicou a sua primeira obra gráfica O Corpo de Cristo

image description
ANNA APARÍCIO CATALÁ

Anna Aparicio Catalan was born in Barcelona, Spain in 1991. She has a university Degree in Fine Arts (2013) and a master’s degree in Children's Literature (2014). She studied Illustration at l'Escola de la Dona of Barcelona (2012-2016). Right now, she is working as an illustrator and a coordinator at the Chinese Culture Institute of Barcelona.

image description
ANA RITA ROBALO

25 anos, nascida no Luxemburgo, criança e adolescente na Bélgica, jovem adulta em Portugal. Decidiu criar raízes em Portugal ao ter vindo estudar Pintura na FBAUL, Design Gráfico na Restart e concluiu a pós-graduação de ilustração na UAL/Estal. As suas criações são pinturas, aguarelas, padrões para tecidos, postais, convites para casamentos, ilustrações para revistas e livros, entre outras. É uma apaixonada por ilustração e cada mês compra um novo livro para a sua colecção de livros ilustrados.

image description
AMALTEIA

O meu nome é Ana (ou como gosto que me chamem, Amalteia) estudei Design na UA e Ilustração na ESAD. O meu trabalho é maioritariamente digital, mas começa sempre no papel. Gosto de desenhar plantas, situações caricatas e pessoas estranhas. Gosto de criar personagens e de contar histórias. Gosto de usar cor, muita cor.